26 julho 2012

O colo não é teu, é meu!

Hoje, amanhã, sempre. É tão bom dar colo. É tão bom ter colo.

O primeiro colo que dei a cada um dos meus filhos foi das maiores emoções que tive. O ar frágil, a mãe frágil. A segurança e o conforto de um colo. É tão bom dar colo sem pensar em mais nada. Só o colo. Só o ficar ali.

Quando o 2º bebé estava na barriga, o colo passou de delicioso a angustiante. A angústia de não saber como iria ser agora. De não saber como conseguiria eu dar dois colos. De ter medo de não conseguir continuar a dar colo a quem já dava. De sentir horrores com a dúvida se seria possível ser tão bom dar colo à mana como era ao bebé que já tinha. O medo de não ter um coração suficientemente grande é algo de muito estranho. As lágrimas que se soltaram quando deixei o meu bebé para ir para a maternidade acentuaram-me as dúvidas e os medos.

E, afinal, era mesmo verdade. Com os dois bebés era efetivamente mais difícil dar colo. A ambos. Porque ambos queriam. Porque ambos precisavam. Porque eu precisava dos dois ao colo, de dar colo aos dois, e nem sempre conseguia.
Fui tentando dar sempre colo ao mais crescido. Fui tentando que ele desse colo à mana. Acho que consegui. Acho que cresci, que aprendi e aceitei que há lugar para todos, e que cada um tem o seu lugar único e especial. Da 3ª vez consegui não sentir esta angústia. Sentia antes felicidade por ter mais um bebé a quem dar colo. Da 3ª vez tinha dois manos crescidos que brincavam aos bebés e davam colo um ao outro. E que me pediam a mana bebé para lhe darem colo, para ser a bebé da brincadeira. E solta-se-me uma lágrima envergonhada. Envergonhada, tímida, feliz. Por um colo que sabe tão bem.

Hoje temos "O colinho". O colinho é o meu momento com cada um deles antes de deitar. Cinco minutos de conversa com cada um sem os outros por perto, um momento meu e de cada um deles, um abraço, um beijo doce e uma canção de embalar. Eles adoram o colinho, eu adoro o colinho. É tão bom dar colo. É tão bom ter colo. É tão bom ter o colo deles.

Sem comentários: