29 junho 2012

O que as lágrimas nos ensinam

Afinal as lágrimas não são só água salgada com sabor a soro fisiológico. São uma grande escola.

As minhas normalmente dizem-me que alguma coisa não está bem, senão não me correriam pelo rosto. Dizem-me que é tempo de fazer uma pausa e de respirar fundo. Lembram-me como é bom e como faz falta respirar fundo. Mostram-me que talvez não tenha descansado tudo o que deveria e que preciso de dormir mais um pouco para não disparar automaticamente em todas as direções. Avisam-me que é altura de abrandar o ritmo. Alertam-me para algo que poderia ter sido feito de melhor maneira.

As dos meus filhos, são talvez um sinal mais forte. De que eles precisam de mim. De que precisam da minha ajuda para combater e aprender a lidar com as suas frustrações. Para que amanhã saibam lidar com elas sózinhos. As lágrimas dos meus filhos, aliadas a rostos demasiado comprimidos e tensos, tentam mostrar-me que se calhar me excedi num castigo ou no tom de voz. Questionam-me se seria mesmo preciso ter sido assim. Ensinam-me que se calhar da próxima vez há forma melhor de levar as coisas a bom porto. Mostram-me, sempre... que é tempo de respirar fundo e fazer uma pausa... Organizar-me por dentro... E recomeçar mais calmamente...

Sem comentários: