18 junho 2012

A rede

A rede é a razão de ser do meu sucesso...
A rede de ajudas devia fazer parte da vida de todas as mães. Antigamente esta rede era natural, vivia-se em comunidade e todos ajudavam, agora a rede tem que ser construída para que exista e ganhe forma. Mas a rede faz falta. A todos: a quem ajuda que por vezes precisa de se manter ocupado, aos pais que são ajudados, às crianças que têm vidas mais pacatas. A minha rede é minúscula e grandiosa. Minúscula em número: conta-se o pai. E conta-se a mãe. Grandiosa, porque o meu pai e a minha mãe são os simplificadores da minha vida. Porque o meu pai e a minha mãe permitem que os meus filhos sejam diferentes entre iguais: os meus filhos não passam o dia inteiro na escola – os avós vão busca-los e ficam com eles até eu chegar. Os meus filhos não almoçam na escola – almoçam em casa, confeccionado pelos avós, com o mimo dos avós. Os meus filhos não passam as férias no ATL – o ATL deles chama-se avó & avô & colo & histórias & brincadeiras na rua & idas ao parque & mergulhos na piscina. Os meus filhos não se levantam de madrugada para irem para a escola –  são os avós que se levantam de madrugada, para que eles possam dormir tudo a que têm direito. E a mamã? A mamã é uma sortuda nos dias que correm, uma mamã que não tem histórias de birras logo pela manhã para contar… Porque de manhã apenas pega em si mesma e segue para o trabalho. Assim como não tem histórias atribuladas de saídas em pânico do trabalho porque ligaram da escola… Porque das vezes que aconteceu ligarem, lá foi o avô buscar os seus meninos. As ajudas fazem da nossa vida e da dos nossos filhos uma vida francamente melhor. Procurem ajuda, peçam ajuda – aos pais, aos sogros, aos irmãos e cunhados, aos amigos. Construam a vossa rede. A vossa rede traduzir-se-á em crianças mais alegres, mais dadas e mais pacatas. Não tenham medo de pedir – pior do que antes de pedir será impossível ficarem, e tudo o que vier é lucro, para todos. Acima de tudo para as crianças.

2 comentários:

Susana disse...

Infelizmente eu tenho osmeus pais muito longe e agora custa muito pois o meu marido está fora.

Mas gostava de os ter perto pois se estivessem aqui poderia dizer o mesmo que tu!

Ainda bem que tens esse apoio.

Lee disse...

Fico muito feliz que sejas uma das pessoas que dá valor à ajuda que tens! Infelizmente há tanta gente que não dá valor a essa ajuda preciosa e tão saudável (supondo que os avós são mentalmente disponíveis...o que nem sempre é o caso)!
Parabéns pelo blog! Adoro e identifico-me muito!!!!