04 outubro 2012

Baby Blues

Lágrimas prontas, soluço fácil. Hoje relembro com ternura os meus três capítulos de baby blues. Hoje vejo de fora, aprecio e admiro a força que uma recém-mamã empunha para não se deixar bater no fundo quando é mãe.

Primeira viagem. É tudo novo. É tudo diferente. O bebé chora, eu não sei porquê. Eu choro. O papá não entende porquê. Talvez nem eu entenda. Sinto-me tola. Mas choro. Por qualquer coisa. Acumulam-se as horas não dormidas. Chovem bitates de outras mães que são as melhores do mundo, eu é que sou nova na questão e não percebo nada disto. Estás a fazer mal. Porque não fazes como eu. Porque não tentas assim. Se calhar tem fome. Ou frio. Ou sono. Ou cólicas. Penso que não, mas aceno que sim com a cabeça. E às tantas questiono-me. E choro. Foram muitos dias assim. Ser mãe não é fácil.

Segunda viagem. Já estou vacinada. Contra a crítica alheia. A mãe sou eu. O bebé é meu. Mas acontece que afinal há outro bebé. O bebé crescido que reclama colo. E mimo. E atenção. E eu fico triste. Como dantes. Talvez com maior contenção nas lágrimas. Mas triste. Quero enterrar a cabeça na almofada e que ninguém fale comigo.

Terceira viagem. Sei que afinal não é uma coisa simples, isto de ser mãe, ainda que já tenha sido mãe antes. Sei que vou sentir-me triste, tenho medo de não ser capaz. E choro - porque sei que me vou sentir assim. Já sei que é assim. E, estupidamente, dou ouvidos a todos os bitates de toda a gente. E choro... Porque ouvi os outros e não a mim enquanto mãe. 

Assim foi o meu estado de espírito nestas três grandes etapas da minha vida. Assim olho hoje para isto: com ternura, com a certeza que se supera - ainda que na altura nos pareça que tudo desaba e que nunca seremos capazes!

1 comentário:

susana disse...

olá licas :)
obrigada pela visita!
deste lado também já há três filhos lindos que nos dão trabalho e muito amor... é tão compensador! vê-los crescer juntos, com o nosso apoio, vê-los gostarem tanto uns dos outros... é uma família cheia!
abraço