28 novembro 2012

Eu não estudo com os meus miúdos

Eu não estudo com os meus miúdos - mas faço-os trabalhar imenso.

Uma vez li um artigo. Já não me lembro onde. Mas lia-se que a falta de responsabilização no estudo pode muito bem ter origem na falta de responsabilização noutras áreas. A grande maioria das crianças tem a papa toda feita, em todas as áreas da sua vida. Eu ainda estranho, continuo a estranhar, os ares incrédulos quando conto que os meus filhos se vestem sózinhos desde os 3 anos. Quando conto que comem praticamente sózinhos desde o ano e meio / 2 anos, quando conto que se ajudam uns aos outros a despir para o banho, que apertam sapatos sózinhos, que não precisam de mim para por a pasta na escova e lavar os dentes, nem para lavar a cara, nem para por creme.
Ainda só o crescido está na escola de verdade, e ele não é bom aluno porque alguém se senta todos os dias com ele a estudar. Ele é bom aluno porque desde sempre se trabalhou com ele a arrumação, a organização, a gestão do tempo, a partilha das tarefas domésticas. Ele é bom aluno porque sempre se aproveitaram oportunidades para estudar cores, letras, números...
Ele hoje sabe perfeitamente que não pode ver televisão se os trabalhos não estiverem feitos e a música estudada. Ou se o quarto estiver de pantanas. Ele sabe também que o "não" vale mesmo "não" e não há volta a dar. E ele gere o seu tempo: estuda, arruma, ajuda, para poder ver televisão se lhe apetecer.

Ninguém se senta com ele a fazer trabalhos ou a estudar: mas ele trabalha imenso. Há muitas formas de estudar e trabalhar com os miúdos, pelo menos na fase do pré-escolar e 1º ciclo. Quando não trás trabalhos, é importante trabalhar na mesma. Mas não tem que ter tom de obrigação. Tem a forma de uma ficha inventada, ou de uma palavra para fazer frases à volta, ou de uma brincadeira de professores e alunos em que o adulto é o aluno e o professor que tem que passar trabalhos para o aluno fazer. Para ele estamos a brincar - mas nestas brincadeiras estuda imenso, trabalha imenso e isso trás-lhe uma grande destreza para fazer o resto sózinho. 

Outra coisa que aprendi ser importante são os livros como amigos, e material sempre à disposição para eles poderem ser criativos (folhas, lápis de carvão e de cor, tesoura, cola...) .

O segredo de um bom aluno ou de um bom profissional passa sempre pelo muito, muito trabalho. Não me parece que haja exeções.

Sem comentários: