02 novembro 2012

A responsabilização em vez da desculpa

aqui tinha falado de como comecei cedo a responsabilizar os meus pimpolhos, atribuindo-lhes tarefas domésticas. Além dessa responsabilização, há também a responsabilização pelos próprios atos. Os atos trazem consequências. As consequências devem ser sentidas e entendidas... Só assim os atos serão melhores para a próxima vez.

Por descuido ou falta de atenção ou quiçá apenas por acidente que a qualquer um poderia ter acontecido, o teu instrumento musical caiu ao chão quando o ias arrumar. O teu instrumento a sério. Aquele que o professor de música te recomendou veementemente que não podia cair ao chão, porque era muito mais frágil do que aparentava. Foi sem querer mãma... dizem já as tuas lágrimas prontas a saltar. Eu sei que foi sem querer. Mas foste tu. E ainda que sem querer, a responsabilidade é tua. Não quero dizer ao professor!!!! as lágrimas agora caem a sério. Não queres dizer ao professor?!?!? Então??? Vais esconder??? Caso não saibas meu menino, esconder é o mesmo que mentir... Vais mentir ao professor?!?!?! Então mas o que lhe vou dizer?? A verdade. Que foi um acidente. Vais perguntar-lhe se tem arranjo, mandar-se-á arranjar, e vais pagar-lhe com o dinheiro que receberes no Natal. As tuas lágrimas caem com intensidade. Porque não queres ficar sem prendas. Porque não foi de propósito. Talvez penses que a mamã é tão má que deveria assumir o acidente e desculpar-te perante o professor. Mas a mamã não o fará. Porque só essas lágrimas que agora correm te ensinarão que há cuidados a ter, e que o primeiro responsável pelos nossos atos somos sempre nós próprios. Depois de muita conversa e algumas lágrimas, acabaste por concordar comigo. És um crescido. És um valente. Disseste a verdade ao professor, ainda que os teus olhos brilhassem de medo e todo o teu corpo estivesse tenso com a dúvida do que ira ele dizer. O professor desvalorizou, disse que não era grave. Tu sorriste e descomprimiste, o teu dinheiro do Natal já não estava comprometido. Eu sorri também, porque sei que a lição ficou lá :)

2 comentários:

susana disse...

penso da mesma forma :)
por aqui andamos numa 'luta' com o mais velho: por vezes não nos diz a verdade, outras encobre-se e as consequências vão surgindo, e ele diz que não gosta da mãe... que sou muito exigente com ele... e chora baba e ranho... digo-lhe que o adoro!!! e no fim acabamos abraçados :) eles vão aprendendo.
bj e boa semana

Unknown disse...

Vão aprendendo, sem dúvida :) Os principios e os valores vão ficando lá :)
Em relação ao mano crescido, não sei qual é a dimensão das "mentiras", mas lembra-te que apesar de já ser crescido, o mano bebé é agora o centro das atenções. Se calhar é só uma forma de te ter ao pé dele. Tenta se calhar fazer valer o principio de que "quem diz a verdade não merece castigo". Pode ser que resulte. Com os meus, pelo menos a maior parte das vezes, resulta.