14 novembro 2012

Quem diz a verdade não merece castigo

Mentir é fácil. Dizer a verdade trás o pânico do castigo e da punição. Mas sabes, filhote? Quem diz a verdade não merece castigo. Acho melhor dizeres a verdade. Ganhas mais em dizer a verdade. Ficas vermelho dos pés à cabeça, e voltas a insistir num qualquer "não fui eu". Dou-te a última oportunidade. Pela última vez, o que foi que aconteceu? Estás a tirar-me do sério. Mas só porque insistes na mentira, se dissesses a verdade já tinhamos resolvido isto. "Como é que sabes que estou a mentir?" As mamãs sabem coisas estranhas, de uma maneira estranha. É quase porque sim. Mas sabem. E, pela última vez, vais ou não contar-me a verdade? Pões as mãos a proteger a cara, assumindo que o que vais dizer é um tanto ou quanto grave e te vai trazer uma palmada. Mas vês o caso bastante mal parado, e acabas por dizer a verdade. Para teu espanto, não recebes uma palmada. Em vez da palmada tens um abraço. Empurras-me para te soltares do abraço, olhas para a minha cara, com um ar de "mas o que é que se passa aqui??". Disseste-me a verdade. Quem diz a verdade não merece castigo. O que fizeste foi feio, é verdade. Mas disseste a verdade. E, só por isso, não mereces castigo. E eu acrescento ainda na tentativa de te incentivar a dizeres sempre a verdade, que "Ia proibir-te de ires ao parque hoje. Como me disseste a verdade, podemos ir" :)

Sem comentários: