12 dezembro 2012

Simplificar - a segurança das crianças

A segurança em coisas básicas. Em coisas que só nos lembramos quando o acidente acontece.

As portas das várias divisões da casa têm chave? E têm a chave na porta? As minhas portas não têm chave na porta, foram todas retiradas quando o mano crescido nasceu. Na verdade não fazem falta.

O que se guarda debaixo do lava-loiça? Desde que nasceu o primeiro filhote, guarda-se o azeite, o vinagre, o sal, os alhos e cebolas, o louro... Desde que nasceu o primeiro filhote que os detergentes migraram para a prateleira mais alta da dispensa, ficou apenas em cima do lava-loiça o detergente da loiça. Também nos armários do wc deixou de haver detergentes, agora os detergentes do wc são vizinhos dos detergentes da cozinha na mesma prateleira da dispensa. No armário do wc guarda-se papel higiénico, caixas de lenços, guardanapos... E devo dizer-vos que tem o seu quê de divertido, quando numa festa me perguntam onde há mais guardanapos e eu respondo "no armário do wc..." :)

Que medicamentos há espalhados pela casa? Muito poucos. Os que estão a uso, apenas, e esses ficam em cima do frigorífico onde só os adultos chegam. E dos que não estão a uso, desde que nasceu o primeiro filhote, levaram uma grande volta e concentrou-se o indispensável numa única caixa. Uma caixa fechada, numa prateleira alta do roupeiro, facilmente acessível aos papás mas fora da vista das crianças.

O que se guarda na prateleira mais baixa da dispensa, onde os filhotes crescidos já chegam? Pacotes de leite, garrafas de água, chás, ovos e algumas especiarias.

Há coisas simples na vida que podem evitar grandes dissabores no futuro...

Sem comentários: