22 janeiro 2013

Eles foram felizes para a escola...

... e voltaram que nem umas feras que nos tiram do sério.
Nós voltamos cansados, eles voltam cansados. Nós queremos que eles colaborem na rotina, eles querem a nossa atenção. Nós olhamos para o relógio que não pára, eles têm todo o tempo do mundo e querem brincar. Nós começamos a desesperar, eles começam a chorar…
É possível fazer do fim do dia um momento pacífico? De todo, de todo… Ainda não cheguei lá. Mas é possível minimizar guerras e birras…
Há alguns truques que às vezes resultam… Umas vezes uns, outras vezes outros… ( Pois, também há dias em que nada resulta… )
- Dar-lhes uma peça de fruta quando chegam a casa. E comermos nós também uma peça de fruta ou um copo de leite… Muitas vezes a origem do mau humor é apenas um baixo nível de açúcar no sangue. A maioria das crianças lancha cedo na escola. E nós? Quando chegamos a casa, há quanto tempo já não comemos?
- Improvisar jogos. Às vezes saem jogos tolos… “Vamos fazer uma brincadeira? Faz de conta que hoje é carnaval. Despe-te todo e veste o meu robe, a ver como ficas mascarado de espantalho” Enquanto nós pousamos as coisas e pomos o jantar a andar, eles vão-se despindo para o banho… Uma coisa que cá por casa resulta muito bem é o empréstimo dos produtos dos papás… “Se te despires até o ponteiro do relógio estar aqui, empresto-te o meu champô e o meu amaciador”.
- Aproveitar qualquer bom comportamento para lhes dar um bónus. Os meus bónus normalmente são uns minutos de colinho extra, uma história, uma brincadeira a dois... Por exemplo se um arruma as pantufas do outro, ou qualquer coisa que encontra pelo caminho… Eu atalho com um “estou tão orgulhosa!! Acho que hoje antes de deitar mereces um colinho só para ti e mais uma história!” E isso depois também serve para o resto da noite “olha que temos um colo prometido… Não te portes mal senão vou ter que desistir de te dar esse colinho ou de te contar a história…”
- As coisas que têm mesmo que ser feitas devem ter um ritual associado. Os meus assim que acabam de comer, parecem setas para a casa de banho para lavar os dentes. Não sendo preciso interromper uma brincadeira para ir lavar os dentes, muito facilmente se evita uma birra “porque agora estou a brincar!”. 

Sem comentários: