07 agosto 2013

Simplificar - a arrumação das gavetas

Gavetas amplas, com espaço para circular o ar, organizadas, indpendentemente do seu tamanho. Assim primo pelas minhas. A volta às gavetas é uma operação mais ou menos contínua nas minhas rotinas. Quaisquer 10 minutos vagos servem para dar volta a uma gaveta. Vou virando ora uma ora outra, quando chego ao fim volto ao início e há sempre coisas que afinal não faziam falta e que só servem para entulhar a nossa vida.
 
Ter muito pouco é uma coisa que me dá cada vez mais prazer. Ter gavetas vazias ou quase vazias é uma lufada de ar fresco. Cada vez que uma gaveta mal se consegue fechar, está na hora de a virar ao contrário, por lixo no lixo, doar o que não se usou no último ano. E organizar frugalmente o (pouco) que resta. Sem modas. Ou seja, sem organizadores. A moda dos organizadores e das gavetas divididinhas, a meu ver, serve apenas para dar mais trabalho. Porque os organizadores juntam mais lixo nos cantos do que uma gaveta organizada sem organizadores. Uma gaveta sem organizadores tem apenas 4 cantos para juntar lixo. Tem espaço para por mais coisas, e só por ter espaço demonstra organização. Uma gaveta com organizadores tem 500 mais cantos para juntar lixo e para guardar mais uma coisinha que na verdade está a mais. É bonito, é sim senhor. Mas não permite uma limpeza imaculada e exige muitas vezes gastar mais - o consumismo e as  modas são uma coisa espantosa.
 
As minhas gavetas não têm organizadores - têm poucas coisas, as suficientes, as que realmente adoro e me fazem feliz. Suficientemente poucas coisas para não dar trabalho nenhum arrumar uma gaveta. Seja ela de roupa interior, de talheres ou de brinquedos.

Sem comentários: