25 agosto 2013

O lugar da tecnologia é para mim um lugar pequeno


Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.
Bill Gates

Simplificar para mim significa ter apenas aquilo que realmente me é útil (claro que, não me sendo indispensavelmente útil, mantenho algumas coisas simplesmente porque me dão prazer). Às vezes coloco a mim própria a questão acerca de como consigo manter-me à margem de tanta coisa. Às vezes até eu me surpreendo. Gosto de ver o ar incrédulo das pessoas quando digo que os meus filhos não têm consolas de jogos. E que eu não tenho um iPad, e não tenho um smartphone. Tenho um telemóvel básico que comporta 2 cartões, que permite fazer e receber chamadas e sms. É o que realmente preciso. Quando precisei de um telefone com dois cartões, o meu marido queria oferecer-me um smartphone. Pensei nisso, e cheguei à conclusão que só serviria para perder tempo, além de ser mais caro. Não aceitei. Tenho um telemóvel que não tem internet. Tenho apenas uma televisão em casa. Tenho também um único computador, numa zona comum. Não tenho iPhone nem iPad. Os meus filhos não têm nenhuma consola de jogos. Os meus filhos vêm para casa a falar das consolas e dos iPads dos amigos. E eu digo-lhes apenas "É uma pena. Não sabem como é bom brincar ao ar livre, não conhecem o prazer de ler livros..." E duvido que sejam mais felizes que vós, apesar de viverem rodeados da última tecnologia.

Sem comentários: