17 março 2012

A esponja do banho

Acessório útil, ou acessório fútil????


Para mim foi útil, até que uma enfermeira me disse uma coisa muito curiosa... "Dá banho com esponja ao seu bebé?!?!???" Ah... sim... não devia?
"Diga-me a mãe se devia ou não: esta é a única altura em que lhe pode 'passar a mão no pêlo' à vontade, que à medida que for crescendo, vai deixar de conseguir porque o seu filho não vai deixar. As mães não percebem o quão importante é o contacto físico... E descuram muitas oportunidades de o fazer, como seja a hora do banho"
Fiquei preplexa... Mas a pensar que o que ela me dizia fazia sentido... Incentivam-se massagens e afins pela importância do contacto e de com esse contacto criar laços profundos... E o banho, o simples banho, em que podia haver esse contacto, eu usava esponja... Bom, deixei de usar. E de facto... é tão bom passar a mão no corpinho deles!!! É tão diferente passar só a nossa mão ensaboada do que passar a esponja!!!


E hoje, que já não uso esponja, penso numa analogia muito simples: gostamos mais de receber um carinho de alguém com luvas ou sem luvas?!?! Parece-me óbvio que é sem luvas... Parece-me por isso óbvio que também ao bebé saiba melhor uma banhoca com a mão da mamã do que com esponja ou luva de banho!! E por isso hoje aproveito... Cada um destes momentos maravilhosos!!!!

1 comentário:

susana disse...

no fim do banho 'aproveito-me' sempre com o passar do creme ;) mas vou experimentar durante o banho!