09 março 2012

Dormir na cama dos pais?!?!?!

Sim, às vezes... Poucas vezes, muitas vezes, conforme calha... Porque não?!?! Porque todos nos dizem "ah, e é um mau hábito, ah, e tornam-se muito dependentes, ah, e depois ninguém os desabitua...." Ahhhh... e que tal fazer valer o bom senso?!?!?!

O meu primeiro bebé só começou a adormecer sózinho para lá dos 2 anitos. De dia adormecia ao colo, à noite ou adormecia na cama dele com alguém a abaná-lo e a fazer festas na cabeça até adormecer, ou adormecia comigo na minha cama. O pai quando se ia deitar pegava nele e punha-o na cama dele. Quando acordava de noite, das duas uma: ou aceitava ficar com a chucha à primeira ou à segunda vez que tinha que me levantar agarrava nele e metia-o na minha cama. E volta e meia ouvia "ah, quando é que te deixas disso, ele já faz de propósito, que os miúdos são inteligentes..." Pois, é capaz. Mas eu antes quis ter algum descanso. E só pensava quão bom era ele dormir ali comigo. E quanto ao "mau hábito"... Bom, eu só pensava que quando ele chegasse aos 15 anos concerteza que não ia querer dormir comigo!!!!!
Quando ele passou para a cama de corpo e meio, pelos 2 anitos de idade, queria alguém deitado ao lado dele até adormecer, e chorava se saiamos antes dele adormecer. Até ao dia em que eu lhe disse que tinha que ir à casa de banho, mas que não demorava mesmo nada. Ele aceitou... e adormeceu entretanto. A partir daí, deitava-me com ele 2minutos...  E dizia-lhe agora vou só fazer isto ou aquilo num instante e já volto, pode ser? Ele aceitava... E acabava por adormecer. E assim passou a adormecer sózinho, já por volta dos 2 anos e meio.

Hoje, cada vez que algum deles tem dificuldade em adormecer, a minha cama é o porto de abrigo. E há-de ser sempre... Até que eles queiram :) E não me venham falar de dependências... Não acho que seja verdade. Ou melhor... mesmo que seja verdade, não me parece minimamente crítico, desde que saibamos sempre fazer uso do bom-senso em cada situação!

5 comentários:

Susana disse...

Olá acabei agora de descobrir o teu blog e gostei imenso revi-me muito nele. Parabens!
Quando ao tema que expões é sempre criticado por uns e apoiado por outros....Eu no meu caso fiz um pocuo como tu. Agora que estou sozinha com eles a mais velha dorme comigo e o mais novo se chora e nada o cala tambem vem ter connosco. Se o habituo mal é como dizes via haver um dia que não vai querer partilhar a cama comigo e nesse dia entende a independência, nãop acho que isso tenha algum afecto no crescimento deles.

Beijinhos vou seguir o teu blog :D

Unknown disse...

Olá Susana, obrigada pelas tuas palavras :)

Eu acho que é tão bom tê-los ao pé de nós, seja na cama, seja no colo, seja onde for!!! E sabendo que isso um dia se acaba... Acho que mais vale aproveitar enquanto dura!!!

susana disse...

também vamos passar por cá mais vezes, ainda não consegui parar de ler :) é curioso encontrar no meio de tantos blogs, algum com quem nos identificamos tanto...
com o nosso mais pequeno, adoptámos o mesmo método de nos escaparmos da sua cama, antes de adormecer :) e resultou.
bj

Unknown disse...

Obrigada :) Fico muito feliz por as minhas reflexões aconchegarem outras mamãs!

Clara Lázaro disse...

O meu filho de 20 meses agora adormece comigo na minha cama. De há umas duas, talvez três, semanas para cá... Ele gosta tanto que assim que se sente cansado, depois do jantar, ele próprio pede para irmos (os dois!) "nanar".
Deitamo-nos com os bonecos dele, o meu livro (e lá faço eu de conta que lhe leio, a partir do meu livro, uma história), cantamos e conversamos...
E a determinada altura, lá começa ele a "ronronar"... Costumo dizer que estamos, ali, como que na "mimolândia". Não sei a quem sabe melhor, se a mim se a ele.