24 fevereiro 2012

Festas de aniversário - parte2

E no seguimento do post anterior, as minhas festas organizam-se assim:

A comida:
- Cerca de duas semanas antes sento-me com as minhas revistas de culinária e escolho prato principal e sobremesas. Vou fazendo em simultâneo a lista de compras do que me falta para os pratos que escolhi.
- Na vez seguinte de supermercado, trago logo o que não precisa de frigorífico e não se estraga, tipo ovos, chocolate de culinária, farinha, açúcar....
- O prato principal, tento escolher uma coisa que já tenha tudo incorporado: carne/peixe, acompanhamento e hortaliça. Os pratos tipo bacalhau com natas, cozido à portuguesa, arroz de peixe ou de marisco, são excelentes. Fazer uma carne, um arroz e uma salada tudo separado é das coisas que mais trabalho dão. Sempre que o prato que escolho não tem hortaliça, desde que conjugue bem com o prato principal tento cozer hortaliça em vez de fazer salada, porque é bastante mais rápido (faz-se quase sózinho...)
- As sobremesas vou fazendo a partir de quarta-feira à noite (normalmente as festas são ao sábado) depois do jantar, ou durante o jantar: pareço uma barata tonta, mas enquanto comem a sopa eu bato uns ovos, enquanto acabam de comer eu peso o resto dos ingredientes, ponho no fogão no mínimo quando é de fogão e vou mexendo, ou ponho no forno e vou acabar de jantar. Claro que também acontece dar esturro... Mas faz parte :) Para definir a quantidade de sobremesas, sem contar com o bolo de aniversário, normalmente faço uma sobremesa por cada 4 pessoas, o que dá normalmente cerca de 6 sobremesas.
- Para entrada normalmente faço patés: de atum e de delícias do mar. É rápido, faz uma mesa bonita e dá para ficar pronto de véspera.
- A salada de fruta, quando o marido se senta no sofá no dia anterior a ver televisão, deposito um alguidar com fruta, uma faca e sacos para o lixo no colo dele... "Enquanto estás aí, se não te importas... Vai descascando essa fruta. Se não der tempo para descascares toda não faz mal, eu depois acabo" Claro que ele acaba sempre por parti-la toda...
- Antes de me deitar de véspera ( e aqui é normalmente a maratona maior) descasco batatas, cebolas, deixo hortaliça no tacho, desfio bacalhau ou tempero carne... Tudo, tudo o que puder ficar feito, inclusivé tachos em cima do fogão, travessas e colheres de servir em cima da bancada da cozinha, cesto do pão pronto, garrafas de vinho para abrir,...
 - No dia da festa de manhã tento não me levantar depois das 8h, e ponho a comida a andar...

A casa:
 - Vou limpando durante a semana, começando pelas divisões que normalmente não são utilizadas, como seja o meu quarto e o escritório. Lavo tapetes e não os ponho, deixo-os enrolados no chão. Nessa semana não há tapetes em casa, para por só lavadinhos no dia de manhã. Deixo também preparadas as toalhas que quero por no wc. Como não há tapetes postos, de véspera é muito rápido passar o aspirador e a esfregona.

A mesa para a festa:
  - Como somos muitos para caber à mesa, faço a refeição volante, sem lugares postos. Tenho por isso uma única mesa de apoio com pratos, copos, talheres, guardanapos. Os copos, depositei-os nessa mesa, e os manos crescidos encarregaram-se de os por alinhados. Os talheres, também foram eles que puseram, e a loiça a que chegavam também. Restou-me por as coisas a que eles não chegavam, ou seja, cerca de 2minutos do meu tempo! E desta última vez, só houve baixa de um copo... Claro que às vezes acontece, mas eles também aprendem com isso a fazer as coisas com cuidado!

O depois da festa:
 - Tenho sempre ajuda. As pessoas acabam por colaborar e ajudar a levantar loiça, lavar, arrumar... Ainda na última festa, quando os últimos familiares saíram, o que restava fazer era aspirar o chão e tirar a toalha da mesa!

É preciso dispomo-nos a um rodopio destes, é verdade... Mas é tão bom ver a alegria dos meus príncipes a ajudarem-me a organizar mais uma festa para "todos todos"!!!!

2 comentários:

Dos ursos disse...

Gostei! Muito organizada mesmo! ;)

Cumplice disse...

Eu não sou assim tão organizada e faço muito as coisas por improviso; e também compro algumas coisas já feitas. Normalmente perco muito mais tempo com a decoração e afins...