29 fevereiro 2012

Alone at home...

Volta e meia acontece... A mamã sózinha com os 3 principes. E como normalmente vem tudo a calhar, consigo acertar em cheio quando estou sózinha... E em vez de chegar a casa mais cedo, calha-me chegar bastante mais tarde...

Vou estar sózinha, e ainda por cima estou atrasada. Bonito... O jantar fica feito de véspera, felizmente. Chego já a praguejar ordens, e estamos atrasados, e vamos despachar... Pois, volta e meia acontece. E depois acontecem três olhares tristes... Com um brilho nos olhos que me diz "Acalma-te mamã... Acalma-te que quem se atrasou foste tu, e nós não temos culpa...". E eu respiro fundo, e abraço cada um deles. Uns segundos abraçada a cada um, ainda que em contra-relógio, fazem milagres. Um abraço quando estamos atrasados e ninguém me obedece, trás como que por milagre a calma e a serenidade. E na serenidade eu já consigo baixar o tom e dizer "Desculpem, a mamã está cansada e hoje atrasou-se. Já são horas de estar a acabar de jantar e ainda só estamos nos banhos. Mas mesmo assim eu gostava de brincar um bocadinho convosco. Será que podemos ser todos amigos por um bocadinho, ajudarmo-nos e despacharmo-nos todos para ainda conseguirmos brincar antes de deitar?". Sim, eu faço todo este discurso. Treinei muito, pensei nisto muitas vezes, houve tantas vezes que correu mal. Mas hoje, hoje que estou sózinha e chego tarde, as coisas resultam muito melhor. E hoje, depois de muitas tentativas, de muitos dias falhados e de outros tantos de sucesso, os meus principes já me conseguem arrancar um sorriso assim que chego quando me dizem "Tu atrasaste-te, mas nós vamos ajudar e vamos brincar todos no fim" :o)

1 comentário:

susana disse...

boas lições! :)
e quando erramos é tão importante pedir desculpa...
xxx