14 fevereiro 2012

Meu querido amigo forno!

Não sou grande fã da comida pré-preparada... E por isso mesmo, a cozinha acaba por ser mais uma coisa importante a gerir, para conseguir comer saudável durante toda a semana de trabalho!

E para quem prepara refeições como eu... Fazem-no por gosto, ou porque tem que ser? Eu faço por gosto, mas ainda assim há dias em que me apetecia chegar a casa e ter o jantar na mesa. E porque esses dias acontecem, quando estou na onda inversa cozinho a triplicar ou a quadriplicar... E congelo prontinho a por no forno. Sabe tão bem... E sabe melhor ainda, porque é um instantâneo caseiro!
Os pratos que têm já tudo incorporado ( carne/peixe, massa/arroz/batata e legumes ) são os melhores. Põem-se no forno antes de começar a dar banhoca aos pequenos, e no fim da banhoca é só sentar à mesa. Mas há muitos outros que também são práticos, e que quando se faz tanto faz fazer para uma vez como para 4 ou 5 vezes, como o bacalhau com natas, carne à bolonhesa, carne estufada, caldeiradas de peixe... Experimentem. Sabe tão bem naquele dia em que estamos mais cansadas poder não cozinhar e não ter que passar obrigatoriamente pelo recurso da pizza ou do frango assado!!

Também para a sopa faço algo parecido, que no dia-a-dia depois sabe muito bem: Disponho-me um dia (de vez em quando, talvez uma vez por mês) a arranjar hortaliça em quantidade, escaldar e congelar em saquinhos pronto para por na panela. Sejam couves já cortadas, sejam espinafres, nabiças, ou mesmo agrião.   Sabe bem saltar este passo quando é preciso fazer sopa, e em cerca de 20min temos uma sopinha acabada de fazer!!

Para os restantes dias, aqueles em que efectivamente cozinho para o dia, a organização passa pelo dia anterior. Durante o percurso trabalho-casa, em vez de me chatear com o caos do trânsito e com o tempo de viagem, vou pensando no que me apetece jantar no dia seguinte. Às vezes em linha de conta com o que tenho em casa, outras passo pelas compras antes de chegar a casa a comprar qualquer coisa que falte. Em casa, e depois de deitar os pequenos, oriento tudo o que posso para a refeição do dia seguinte: cebola picada no tacho, arroz medido e lavado, batatas e legumes descascados... Tudo o que possa e me deixe menos trabalho para o dia seguinte. Às vezes até deixo a loiça para pôr a mesa em cima da bancada da cozinha, com um pano por cima. E garanto-vos que assim é quase sempre possível comer comida caseira, variar, e jantar a tempo e horas :o)

Sem comentários: